sábado, 9 de outubro de 2010

ABERTURA DOS OLHOS(ESCRITOS DE NITIREN DAISHONIN, VOL. 4)

                                EXPLANADO PELO DRº DAISAKU IKEDA



FRASE 1: DECLARO AQUI QUE NÃO IMPORTA QUE OS DEUSES ME ABANDONEM,NÃO IMPORTA QUE EU TENHA DE ENFRENTAR TODAS AS PERSEQUIÇÕES.AINDA ASSIM, DAREI MINHA VIDA EM PROL DA LEI.SHARIPUTRA PRATICOU O CAMINHO DE BODHISATTVA DURANTE SESSENTA KALPA; PORÉM ELE DESISTIU PELO FATO DE NÃO SUPORTAR O DESAFIO DE UM BRÂMANE QUE SUPLICOU PARA OBTER UM DOS SEUS OLHOS(ESSA HISTÓRIA APARECE EM GRANDE PERFEIÇÃO DA SABEDORIA, ENTRE OUTROS ESCRITOS. ENQUANTO SHARIPUTRA PRATICAVA O CAMINHO DE BODHISATTIVA EM UMA EXISTÊNCIA PASSADA, ELE ENCONTROU UM BRÂMANE QUE LHE SUPLICOU POR UM DOS SEUS OLHOS. SHARIPUTRA DEU-LHE SEU OLHO, MAS O BRÂMANE SENTIU-SE TÃO ENOJADO POR SEU FORTE ODOR QUE O ATIROU NO CHÃO E O ES MAGOU. AO VER ISSO, SHARIPUTRA ENTROU EM DESESPERO E ABANDONOU A PRÁTICA)DENTRE AQUELES QUE RECEBERAM AS SEMENTES DA ILUMINAÇÃO NO REMOTO PASSADO E OS QUE AS RECEBERAM DOS FILHOS DO BUDA EXCELÊNCIA DA GRANDE SABEDORIA UNIVERSAL, MUITOS DESISTIRAM DAS SEMENTES E, POR TEREM SEGUIDOMÁS COMPANHIAS, SOFRERAM, RESPECTIVAMENTE, NO INFERNO DURANTE LONGOS PERÍODOS DE KALPA TÃO INUMERÁVEIS QUANTO AS PARTÍCULAS DE PÓ ´DE SISTEMAS DE GRANDES MUNDOS.INDEPENDENTEMENTE DE A PESSOA SER TENTEDA PELOS BONS OU AMEAÇADASPELOS MAUS, SE ELA ABANDONAR O SUTRA DE LÓTUS, CONDUZIRÁ A SI PRÓPRIA AO INFERNO(END, VOL.4, PÁGS 200-201)

FRASE 2: DEIXAREI REGISTRADO UM GRANDE JURAMENTO NESTE ESCRITO. MESMO QUE ME OFEREÇAM O TRONO DO JAPÃO NA CONDIÇÃO DE EU ABANDONAR O SUTRA DE LÓTUS, DE ACEITAR OS ENSINOS DO SUTRA DA MEDITAÇÃO OU DE ASPIRAR AO RENASCIMENTO NA TERRA PURA, MESMO QUE ALGUÈM ME AMEACE DIZENDO QUE DECAPITARÁ MEUS PAIS SE EU NÃO RECITAR A NEMBUTSU- SEJAM QUAIS FOREM OS OBSTÁCULOS QUE EU ENCONTRAR, ENQUANTO AS PESSOAS DE SABEDORIA NÃO PROVAREM QUE MEUS ENSINOS SÃO FALSOS, JAMAIS DESISTIREI! TODOS OS OUTROS SOFRIMENTOSNADA MAIS SÃO PARA MIM QUE PÓ DIANTE DO VENTO. EU SEREI O PILAR DO JAPÃO. EU SEREI OS OLHOS DO JAPÃO. EU SEREI O GRANDE NAVIO QUE CONDUZIRÁ O JAPÃO. ESTE É MEU JURAMENTO, E JAMAIS RECUAREI UM ÚNICO PASSO!(END, VOL 4, PAG. 201).

                                        CENÁRIO HISTÓRICO

ESTE TRATADO É UM DOS CINCO ESCRITOS MAIS IMPORTANTES DE NITIREN DAISHONIN, NO QUAL ELE REVELA SUA IDENTIDADE COMO O BUDA DOS ÚLTIMOS DIAS DA LEI POSSUIDOR DAS TRÊS VIRTUDES DE SOBERANO, MESTRE E PAIS. NO SEGUNDO MÊS DO NONO ANO DEBUN-EI(1272), AINDA EM EXÍLIO NA ILHA DE SADO E VIVENDO SOB SEVERAS CIRCUNSTÂNCIAS, DAISHONIN CONCLUIU ESTE TRATADO EM DOIS VOLUMES E ENDEREÇOU-O A SHIJO KINGO, UM DOS SEUS PRINCIPAIS DISCÍPULOS EM KAMAKURA E SAMURAI DO CLÃ HOJO, DETENTOR DO PODER NAQUELA ÉPOCA, EM NOME DE TODOS OS SEQUIDORES.
QUANDO DAISHONIN FOI CONDUZIDO A TATSUNOKUTI, EM KAMAKURA,EM 1271, SHIJO KINGO ACOMPANHOU-O DECIDIDO A MORRER AO SEU LADO, E PRESENCIOU SEU TRIUNFO SOBRE A EXECUÇÃO.
ALÉM DISSO, ELE VIAJOU A SADO E VISITOU DAISHONIN DURANTE O EXÍLIO, ENVIANDO MENSAGEIROS PARA LEVAR MATERIAIS PARA ESCRITA E OUTRAS NECESSIDADES PARA DAISHONIN.
O OBJETO DE DEVOÇÃO PARA OBSERVAR A MENTE ESTABELECIDO NO QUINTO PERÍODO DE QUINHENTOS ANOS APÓS O FALECIMENTO DO BUDA, ESCRITO EM 1273, ESCLARECE, DO PONTO DE VISTA DA LEI, QUE O OBJETO DE DEVOÇÃO POSSIBILITA A TODAS AS PESSOAS ATINGIREM A ILUMINAÇÃO. ABERTURA DOS OLHOS TRATA DO MESMO ASSUNTOEM TERMOS DE "PESSOA", OU SEJA, REVELA QUE NITIREN DAISHONIN É O BUDA QUE ESTABELECERIA O OBJETO DE DEVOÇÃO PARA TODAS AS PESSOAS ALCANÇAREM O ESTADO DE BUDA. O OBJETO DE DEVOÇÃO INCORPORA A ILUMINAÇÃO DE DAISHONIN PARA O NAM-MYOHO-RENGUE-KYO, A LEI QUE ESTÁ IMPLÍCITA NAS PROFUNDEZAS DO SUTRA DE LÓTUS.
NITIREN DAISHONIN EXPERIMENTOU UMA SÉRIE DE ADVERSIDADES NA INÓSPITA ILHA DE SADO; A CONDIÇÃO PRECÁRIA DE SUA CABANA NÃO O PROTEGIA DO VENTO NEM DA NEVE; FALTAVA-LHE ALIMENTOS, ROUPAS E MATERIAIS PARA ESCRITA. ALÉM DE SEU SOFRIMENTO FÍSICO, ELE FICOU PROFUNDAMENTE ABALADO EM SABER QUE VÁRIOS DOS SEUS SEQUIDORES DE KAMAKURA HAVIAM ABANDONADO A FÉ.
SENTINDO QUE A MORTE CONSTANTEMENTE O AMEAÇAVA, DAISHONIN REDIGIU ESTE TRATADO COM O PROPÓSITO DE ENCORAJAR SEUS DISCÍPULOS COMO SE FOSSE SEU ÚLTIMO DESEJO E TESTAMENTO.


                                               FONTE DE CONSULTA


FONTE 1: AS RAZÕES DE NITIREN DAISHONIN PARA ESTA DECLARAÇÃO(FRASE 1 E 2)
PORÉM, ELE NÃO PÁRA POR AÍ. ISTO PORQUE A ILUSÃO FUNDAMENTAL QUE PRODUZ DÚVIDAS A SEU RESPEITO NA MENTE DAS PESSOAS EM GERAL E NA DOS SEUS SEGUIDORES AINDA NÃO HAVIA SE DISSIPADO POR COMPLETO. ESSA ILUSÃO FUNDAMENTAL DEVE-SE À IGNORÂNCIA EM RELAÇÃO AS AÇÕES CONTRA A LEI, E CONSTITUI A RAIZ DAS DÚVIDAS DELESSOBRE O DEVOTO DO SUTRA DE LÓTUS.
CONFORME OBSERVEI ANTERIORMENTE, O DEVOTO DO SUTRA DE LÓTUS NOS ÚLTIMOS DIAS DA LEI ESTÁ COMPROMETIDO COM A LUTA DE COMBATER O MAL FUNDAMENTAL DAS CALÚNIAS OU AÇÕES CONTRA A LEI. NO ENTANTO, AS PESSOAS INGNORANTES NÃO PDIAM ENTENDER O SIGNIFICADODESSA LUTA. EMBORA O SUTRA DE LÓTUS TIVESSE PREDITO QUE SEUS PRATICANTES DEVERIAM ENFRENTAR GRANDES PERSEGUIÇÕES NOS ÚLTIMOS DIAS DA LEI, E MESMO QUANDO NITIREN EXPLICA DE FORMA CLARA E LÓGICA PORQUE AS DIVINDADES CELESTIAIS NÃO ESTAVAM OFERECENDO SUA PROTEÇÃO, AS PESSOAS CONTINUAVAM SEM ENTENDER PORQUE NITIREN PASSAVA POR TANTAS PROVAÇÕES PARA COMBATER AS AÇÕES CONTRA A LEI, MESMO A CUSTA DE SOFRER TERRÍVEIS PERSEGUIÇÕES. POR ISSO, NITIREN FAZ SEU JURAMENTO PESSOAL, E REVELA SEU ESTADO DE VIDA COMO DEVOTO DO SUTRA DE LÓTUS QUE COMBATE OS ATOS CONTRA A LEI.
ANTES DESSE TRECHO, NITIREN JÁ HAVIA TRATADO DE ESCLARECER AS DÚVIDAS DAS PESSOAS MEDIANTE EXPLICAÇÕES FUNDAMENTADASEM PROVAS DOCUMENTAIS E TEÓRICAS. MAS, NESSA PARTE, TRATA DE ROMPER A ESCURIDÃO FUNDAMENTAL QUE ENCOBRE O CORAÇÃO DAS PESSOAS, CITANDO A FORMA COMO ELE MESMO ESTAVA VIVENDO FUNDAMENTADO EM SEU JURAMENTO INABALÁVEL. DE CERTA FORMA, ESSE TRECHO É COMO O RUGIDO DE UM LEÃO, PODEROSO E, AO MESMO TEMPO, BENEVOLENTE, QUE VISA PURIFICAR E ELEVAR A VIDA DE TODAS AS PESSOAS.
NESSE TRECHO TAMBÉM, NITIREN ENSINA QUE O ESPÍRITO DE LUTA COM O QUAL ELE PRÓPRIO CUMPRE SEU JURAMENTO É A ESSÊNCIA QUE DEFINE UM DEVOTO DO SUTRA DE LÓTUS. ELE VAI AINDA MAIS ALÉM DASPROVAS DOCUMENTAIS E TEÓRICAS. TODO ESSE TRECHO PULSA COM O ESPÍRITO DO DEVOTO DO SUTRA DE LÓTUS QUE ELE PRÓPRIO INCORPORA.(EXPLANAÇÃO DE ABERTURA DOS OLHOS, PAGS 222-223)

FONTE 2: ESPÍRITO DE LUTA DO SUTRA DE LÓTUS
PARA NITIREN HÁ ALGO MAIS IMPORTANTE QUE RECEBER OU NÃO A PROTEÇÃO. ALGO PELO QUAL UMA PESSOA ARRISCA A PRÓPRIA VIDA PARA ATINGIR, MESMO ENFRENTANDO OS PIORES OBSTÁCULOS. E ESSE ALGOTÃO IMPORTANTE É A CONSECUÇÃO DO ESTADO DE BUDA POR TODAS AS PESSOAS, O BEM SUPREMO, QUE É O JURAMENTO PROCLAMADO PELO PRÓPRIO SAKYAMUNI NO SUTRA DE LÓTUS. EM OUTRAS PALAVRAS, É O KOSSEN-RUFU, A CONCRETIZAÇÃO DESSE JURAMENTO.FOI POR ESSE OBJETIVO QUE NITIREN LUTOU, POR UMA ASPIRAÇÃO QUE VAI MUITO ALÉM DOS INTERESSES E APEGOS MUNDANOS QUE PREOCUPAVAM AS PESSOAS, A SOCIEDADE E TAMBÉM SEUS SEGUIDORES.
UM DEVOTO DO SUTRA DE LÓTUS É UMA PESSOA DE ESPÍRITO DE LUTA, QUE ASSUME COMO JURAMENTO PESSOAL, O GRANDE DESEJODO BUDA E LUTA PARA CUMPRI-LO, MESMO EM MEIO AOS GRANDES OBSTÁCULOS DA ERA POSTERIOR À MORTE DO BUDA.
EM ESPECIAL, NESTA ERA DE CORRUPÇÃO, CONHECIDA COMO ÚLTIMOS DIAS DA LEI, SE NÃO PROPAGARMOS O NAM-MYOHO-RENGUE-KYO(A LEI MÍSTICA) E SE NÃO O ENSINARMOS AS PESSOAS PARA QUE ATINJAM O ESTADO DE BUDA, NÃO PODEREMOS CUMPRIR ESSE GRANDE JURAMENTO.
O NAM-MYOHO-RENGUE-KYO É O ENSINO QUE EXPÕEM A ESSÊNCIA DA VIDA E SUAS FUNÇÕES. AS CALÚNIAS OU AÇÕES CONTA O SUTRA DE LÓTUS, QUE FAZEM SURGIR A DÚVIDA NA LEI MÍSTICA NO CORAÇÃO DAS PESSOAS, FUNCIONAM COMO UMA INFLUÊNCIA NEGATIVA QUE DESVIA AS PESSOAS DO CAMINHO PARA ATINGIREM O ESTADO DE BUDA. TAMBÉM FUNCIONAM COMO UM INIMIGO, NO SENTIDO DE IMPEDIR A CONCRETIZAÇÃO DO GRANDE JURAMENTO DO BUDA. PORTANTO, POR NECESSIDADE, O DEVOTO DO SUTRA DO LÓTUS NOS ÚLTIMOS DIAS DA LEI, DEVE SER UMA PESSOA QUE COMBATE AS AÇÕES CONTRA A LEI.
NO BUDISMO NITIREN, O JURAMENTO PELO KOSSEN-RUFU EXPRESSA O ESPÍRITO DE LUTA DOS PRATICANTES DO SUTRA DE LÓTUS. POR ISSO NITIREN FALA DE SEU JURAMENTO COMO DEVOTO DO SUTRA DE LÓTUS NESTA PARTE DE ABERTURA DOS OLHOS.(EXPLANAÇÃO DE ABERTURA DOS OLHOS, PÁGS 224-225)


FONTE 3: A IMPORTÂNCIA DE NÃO RETROCEDER
NA FÉ, O MAIS IMPORTANTE É A POSTURA DE NÃO RETROCEDER.DEVEMOS TER ESSA ATITUDE EM NOSSOS PENSAMENTOS, PALAVRAS E AÇÕES. O ESPÍRITO DO BUDISMO NITIREN E O CORAÇÃO DA SOKA GAKKAI ENCONTRAM-SE NA ATITUDE DE CONTINUAR A LUTAR ENQUANDO VIVERMOS.
EM ABERTURA DOS OLHOS, RECORDANDO A ÉPOCA EM QUE ESTABELECEU SEU ENSINO, NITIREN REAFIRMA O JURAMENTO INABALÁVEL QUE FORMULOU EM SEU CORAÇÃO QUANDO INICIOU A LUTA PARA PROPAGAR A LEI, PLENAMENTE CONSCIENTE DAS CONSEQUÊNCIAS DESSE ATO. ELE DIZ"MEU JURAMENTO É O DE MANTER UMA PODEROSA E INABALÁVEL DETERMINAÇÃO DE SALVAR TODOS OS SERES VIVOS E JAMAIS FALTAR COM MINHA DECISÃO.(END VOL4, PÁG. 65)
HOJE ESTAMOS CONDUZINDO NOSSA PRÁTICA, NESTE MUNDO IMPURO , DENOMINADO SAHA, EM UM KALPA IMPURO, EM UMA ERAMALÉFICA(LS 13, 194).VIVEMOS EM UM MUNDO REPLETO DE MAUS AGENTES OU INFLUENCIAS NEGATIVAS, QUE FOMENTAM CALÚNIAS À LEI. SOMOS OBRIGADOS A TRAVAR UMA BATALHA CONTRA OS TRÊS OBSTÁCULOS E AS QUATRO MALDADES, E CONTRA OS TRÊS PODEROSOS INIMIGOS. SE QUISERMOS MOSTRAR A PROVA REAL DA FÉ NESSASCIRCUNSTÂNCIAS, É VITAL DESENVOLVERMOS FORÇA INTERIOR E RESISTÊNCIA, QUE NOS PERMITAM LUTAR SEM TRÈGUAS CONTRA A NOSSA PRÓPRIA NEGATIVIDADE INERENTE OU ESCURIDÃO FUNDAMENTAL.
SE NÃO EDIFICARMOS ESSA FORTALEZA ESPERITUAL, DE NÃO NOS PERMITIR SERMOS ARRASTADOS POR NADA, E A PUREZA DE SERMOS FIÉIS AO NOSSO JURAMENTO SEM VACILAR, A CHAMA DE NOSSA PRÁTICA BUDISTA SE EXTINGUIRÁ RAPIDAMENTE PELOS VENTOS DA ES CURIDÃO E PELAS FUNÇÕES INSIDIOSAS. A CHAVE DO NÃO RETROCESSO ENCONTRA-SE EM CULTIVAR E FORTALECER UM ESPÍRITO ASSIM. SEM UMA FIRME DETERMINAÇÃO, NÃO PODEMOS VENCER OS OBSTÁCULOS PELAS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS.(EXPLANAÇÃO DE ABERTURA DOS OLHOS, PÁGS. 225-226).


FONTE 4: O ABANDONO DA FÉ DE SHARIPUTRA
NO CASO DE SHARIPUTRA, O BRÂMANE QUE LHE PEDIU UM DOS OLHOS ERA, NA REALIDADE, UM DEMÔNIO QUE DELIBERADAMENTE SE APROXIMOU DELE PARA FAZÊ-LO ABANDONAR A FÉ. SHARIPUTRA NÃO FOI VENCIDO PELA CONDUTA REPREENSÍVEL DO BRÂMANE, MAS POR SUA PRÓPRIA MENTE E FRAQUEZA INTERIOR. A NEGATIVIDADE OU ESCURIDÃO FUNDAMENTAL QUE TOMOU CONTA DO CORAÇÃO DE SARIPUTRA DEPOIS QUE O BRÂMANE PISOTEOU SEU OLHO FOI ALIMENTADA POR ESTEPENSAMENTO:" É TÃO DIFÍCIL SALVAR ESSAS PESSOAS....NÃO HÁ COMO GUIÁ-LAS À ILUMINAÇÃO". ENTÃO SARIPUTRA ABANDONOU O CAMINHO DE BODHISATTIVA DO MAHAYANA E RETROCEDEU A UMA PRÁTICA DO HINAYANA ENFOCADA UNICAMENTE NA SALVAÇÃO PESSOAL.
NATURALMENTE, ESSE É UM EPISÓDIO DOS TEMPOS EM QUE SAKYAMUNI PRATICAVA OS ENSINOS PRÉ SUTRA DE LÓTUS DO MAHAYANA, QUE CONSISTIA EM REALIZAR AUSTERIDADES DE BODHISATTIVA AO LONGO DE INÚMERÁVEIS KALPA. NESSE SENTIDO, NÃO HÁ NECESSIDADEDE APLICARMOS SEU EXEMPLO A NOSSA PRÁTICA. NITIREN ENSINA, ANTES DE MAIS NADA, QUE A PRÁTICA BUDISTA DEVE ESTAR DE ACORDO COM A ÉPOCA(END VOL 4, PÁG. 222).
CONTUDO,DESSE PONTO DE VISTA, PODE-SE DIZER QUE NÓS, DA SOKA GAKKAI, PASSAMOS CONSTANTEMENTE POR PROVAS ESPIRITUAIS MAIS DIFÍCIES E ATÉ MAIS ÁRDUAS QUE ESSAS, CADA VEZ QUE CONDUZIMOS ATIVIDADES DE PROPAGAÇÃO NESTA ERA IMPURA E MALÉFICA.
A ESSÊNCIA DA PRÁTICA NOBRE E SUBLIME REALIZADA PELO BODHISATTIVA ESTÁ NO EMPENHO CONTÍNUO PELO BEM DOS DEMAIS, COM UMA DEDICAÇÃO REALMENTE ABNEGADA E ATÉ MESMO COM O PRÓPRIO SACRIFÍCIO, EM MEIO À HOSTILIDADE E REJEIÇÃO, AOS INSULTOS E CALÚNIAS DERIVADOS DA IGNORÂNCIA, PERVESIDADE E MALDADE DAS PESSOAS.
NÓS DA SGI, ORAMOS SINCERAMENTE AO GOHONZON, ACONTEÇA O QUE ACONTECER,"COM ATITUDE GENTIL E TOLERANTE"(LS 10, 166). RECITAMOS DAIMOKU COM TODA SERIEDADE E COM O SEGUINTE PENSAMENTO:"ESTA PESSOA TAMBÉM TEM A NATUREZA DE BUDA.ENVIAREI DAIMOKU A ESSE RESERVATÓRIO PURO DO ESTADO DE BUDA QUE TEM EM SUA VIDA". DESSA FORMA, CONTINUAMOS A DIALOGAR CORAJOSAMENTE, DISPOSTOS A ATUAR PELA FELICIDADE DESSA PESSOA. DEVIDO A ESSE SENTIMENTO, PODEMOS EXPANDIR IMENSAMENTE NOSSO PRÓPRIO ESTADO DE BUDA.
EM ÚLTIMA ANÁLISE, O QUE SHARIPUTRA NÃO TINHA QUANDO ABANDONOU SUA FÉ ERA O ESPÍRITO DO SUTRA DE LÓTUS. SE ELE ACREDITASSE FIRMEMENTE QUE TODAS AS PESSOAS POSSUÍAM O ESTADO DE BUDA, TERIA CONSEGUIDO MANTER-SE IMPERTUBÁVEL ANTE OS INSULTOS DO BRÂMANE.SHARIPUTRA DEVERIA  TER AGIDO COMO UM INDOMÁVEL DEFENSOR DO ESPÍRITO HUMANO, ENQUANTO O BRÂMANE DEVERIA TER SE LASTIMADO POR SUA FALTA DE FÉ NA BONDADE DO SER HUMANO.
PORÉM, NO MOMENTO CRUCIAL, SHARIPUTRA NÃO CONSEGUIU ACREDITAR NO ENSINO DA ILUMINAÇÃO UNIVERSAL QUE EXISTE PARA LIBERTAR TODAS AS PESSOAS DE SUA ESCURIDÃO OU ILUSÃO FUNDAMENTAL. NISSO SEENCONTRAVA A RAIZ DO PROBLEMA. PODEMOS SUPOR TAMBÉM QUE OS OUTROS GRUPOS DE SEGUIDORES QUE ABANDONARAM O CAMINHO E CAÍRAM NO INFERNO DE INCESSANTE SOFRIMENTO, POR IMENSURÁVEIS KALPA, FORAM DERROTADOS PELAS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS, QUE OS FIZERAM DUVIDAR DOS ENSINOS DO SUTRA DE LÓTUS.
O AUTÊNTICO BUDISMO DE SAKYAMUNI E O BUDISMO NITIREN, BASEIAM-SE NO PRINCÍPIO DO SUTRA DE LÓTUS, SEGUNDO O QUAL TODAS AS PESSOAS PODEM MANIFESTAR O ESTADO DE BUDA. NO EXTREMO OPOSTO DESTA VERDADE SE ENCONTRA A ESCURIDÃO FUNDAMENTAL, UM ESTADO DE VIDA DESOLADO E OBSCURO, QUE NOS IMPEDE DE RECONHECER QUE TODAS AS PESSOAS POSSUEM IGUALMENTE O ESTADO NOBRE E SUPREMO DE BUDA. OPOR-SE AO SUTRA DE LÓTUS CONDUZ, EM ÚLTIMA ANÁLISE, À QUEDA NO INFERNO DE INCESSANTE SOFRIMENTO, UM ABISMO DE TOTAL ESCURIDÃO. POR ISSO NITIREN DIZ:"SE ELA ABANDONAR O SUTRA DE LÓTUS, CONDUZIRÁ A SI PRÓPRIA AO INFERNO".


FONTE 5: O ESPÍRITO DE LUTA É O ESPÍRITO DE NÃO RETROCEDER
O SUTRA DE LÓTUS É UM ENSINO QUE RECONHECE A DIGNIDADE DA VIDA DE TODAS AS PESSOAS E QUE NOS PERMITE MANIFESTAR NOSSA PRÓPRIA NATUREZA DO DHARMA, A ILUMINAÇÃO INTERIOR. É TAMBÉM UM ENSINO QUE PERMITE A CRIAÇÃO DE VALOR.
QUANDO SE PROPAGA O SUTRA DE LÓTUS, SEM FALTA SURGEM INFLUÊNCIAS NEGATIVAS OU "MAUS AMIGOS", QUE TRATAM DE DETER SEU AVANÇO E FAZER COM QUE OS PRATICANTES DECAIAM EM SEU ESTADO DE VIDA. AS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS TENTAM NOS ARRASTAR PARA A ESCURIDÃO FUNDAMENTAL E A NEGATIVIDADE, E COLOCAR-NOS SOB INFLUÊNCIA  DAS FORÇAS OPRESSORAS. NÃO DEVEMOS NOS DEIXAR INFLUENCIAR POR ESSAS FUNÇÕES. POR ESSA RAZÃO, É IMPERATIVO COMBATERMOS O MAL DAS CALÚNIAS OU ATOS CONTRA A LEI, DOS INIMIGOS DO VERDADEIRO ENSINO. O ESPÍRITO DE LUTA NADA MAIS É QUE O ESPÍRITO DE NÃO RETROCEDER. SE NÃO LUTARMOS ENERGICAMENTE, NÃO PODEREMOS RESISTIR AO CAMPO MAGNÉTICO DAS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS. POR FAVOR LEMBREM-SE TODOS, DE QUE NESSE PONTO SE ENCONTRA O PRINCÍPIO VITAL PARA A VITÓRIA NA VIDA.(EXPLANAÇÃO DE ABERTURA DOS OLHOS, PAG 229)


FONTE 6: O GRANDE DESEJO DE NITIREN DAISHONIN
SEREI O PILAR ESPIRITUAL DESTA NAÇÃO DEVASTADA.
SEREI SEUS OLHOS PARA QUE POSSAM DISTINGUIR A VERDADE DA FALSIDADE EM MEIO  À CONFUSÃO QUE REINA NO PENSAMENTO BUDISTA.
SEREI O GRANDE NAU PARA SALVAR AQUELES QUE NAUFRAGAM À DERIVA.(EXPLANAÇÃO DE ABERTURA DOS OLHOS PÁG 233).




FONTE 7: O GRANDE DESEJO DO BUDA DEMONSTRADO NO SUTRA DE LÓTUS
UM CONHECIDO GRANDE DESEJO DO BUDA CONSTA NO CAPÍTULO HOBEN(MEIOS) DO SUTRA NO TRECHO:" O GRANDE E AMPLO DESEJO DE SAKYAMUNI É TORNAR A C0NDIÇÃO DE VIDA DE TODAS AS PESSOAS IGUAIS AO DO BUDA.
E NO 16º CAPÍTULO JURYO(REVELAÇÃO DSA VIDA ETERNA DO BUDA) QUE NÓS RECITAMOS DIARIAMENTE, NA PARTE FINAL ESTÁ EXPRESSO O GRANDE DESEJO DE SAKYAMUNI, O BUDA DO REMOTO PASSADO: "MEDITO CONSTANTEMENTE: COMO POSSO CONDUZIR AS PESSOAS AO CAMINHO SUPREMO E FAZER COM QUE ADQUIRAM RAPIDAMENTE O CORPO DE UM BUDA.(LS 16, 232).
ESTE TRECHO REVELA A DETERMINAÇÃO ETRENA DO BUDA, SEU GRANDE DESEJO DESTE O TEMPO SEM INÍCIO. O BUDA ANSEIA POR UMA ÚNICA: AJUDAR AS ESSOAS A  ATINGIR A FELICIDADE SUPREMA. ESSE É O PENSAMENTO CONSTANTE DE SAKYAMUNI, CONFORME SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.



FONTE 8: O ESTADO DE BUDA SE MANIFESTA NA VIDA DAS PESSOAS QUE CUMPREM O JURAMENTO INTEGRALMENTE.
O ESTADO DE BUDA SE MANIFESTA NA VIDA DAS PESSOAS DE FORTE  FÉ QUE ASSUMEM PARA SI O JURAMENTO DO BUDA E DEDICAM SUA VIDA PARA CUMPRI-LO.
A SOKA GAKKAI ATINGIU UMA RETUMBANTE VITÓRIA EM CADA ATIVIDADE PORQUE CADA UM DE SEUS MEMBROS MANTEVE ESSE JURAMENTO COM O ESPÍRITO DE NÃO POUPAR A VIDSA.
O JURAMENTO É UM FATOR ESSENCIAL EM NOSSA LUTA PARA PROPAGAR A LEI MÍSTICA NA ERA MALÉFICA DOS ÚLTIMOS DIAS DA LEI. SEM UM FORTE COMPROMISSO DE MANTER E PROPAGAR O CORRETO ENSINO, POR TODA A VIDA, NÃO PODEMOS RESISTIR À CORRENTEZA VIOLENTA DESTA ERA IMPURA, NEM VENCER AS TÊNDENCIAS DESTRUTIVAS E MALÉFICAS QUE SE ENCONTRAM NA VIDA HUMANA.
NOSSO JURAMENTO DE NOS EMPENHAR PELO KOSSEN-RUFU É UMA FONTE PRIORDIAL DE FORÇA E CORAGEM PARA NOS MANTERMOS INABALÁVEIS ANTE  AS PIORES ADVERSIDADES E PROVAÇÕES. QUANDO NOS DEDICAMOS A ESSE JURAMENTO, SEJAM QUAIS FOREM OS OBSTÁCULOS E AS FUNÇÕES MALÉFICAS QUE SURGIEM, NOSSA VIDA RESPLANDECERÁ  COM UM ESPÍRITO INDOMÁVEL E NOBRE. SEJA QUAL FOR O TIPO DE CARMA QUE SE MANIFESTE, NOSSA EXITÊNCIA BRILHARÁ COM A LUZ DOS CANPEÕES INVENCÍVEIS.
ENQUANTO NOSSO COMPROMISSO COM ESSE JURAMENTO SE MANTIVER FIRME, NÃO HAVERÁ ABSOLUTAMENTE NENHUMA FUNÇÃO MALÉFICA OU CARMA CAPAZ DE NOS VENCER. ESQUECER ESSE COMPROMISSO SIGNIFICA DERROTA DEFINITIVA PARA UM BUDISTA. AQUELES QUE ABANDONARAM A FÉ  E SE VOLTARAM CONTRA NÓS NO PASSADO FORAM, INVARIAVELMENTE, PESSOAS QUE SE DEIXARAM LEVAR POR SUA GANÂNCIA, QUE SE TORNARM OBCECADAS PELO PODER E PELA FAMA E PERDERAM DE VISTA SEU JURAMENTO. TODAS ELAS ACABARAM EM VERGONHA DERROTA. POR ISSO, COMO NITIREN DIZ:" O QUE IMPORTA É O CORAÇÃO."(GZ 1192) NITIREN NOS ENSINA QUE A ESSÊNCIA DO TRIUNFO COMO SERES HUMANOS SE ENCONTRA NA POSTURA DE NÃO RETROCEDER E SERMOS FIÉIS AO NOSSO JURAMENTO.(EXPLANAÇÃO DE ABERTURA DOS OLHOS, PÁGS 231A232).

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